O ideal de beleza de uma face baseia-se em caraterísticas bem concretas como a simetria, o equilíbrio e a harmonia entre os vários segmentos.
O mento ou queixo, fazendo parte do contorno inferior da face, tem uma importância fundamental em toda a estética facial. A sua forma e tamanho devem ser sempre apreciados e harmonizados com a forma e tamanho do nariz, pelo que , por vezes ,se recomenda a cirurgia conjunta rinoplastia e mentoplastia para criar uma unidade harmoniosa.
O mento pequeno ou muito recuado pode associar-se a uma aparência precocemente envelhecida, ao aparecimento de ´papada´ e a problemas respiratórios.
O avanço do mento poderá ser um auxiliar valioso no rejuvenescimento facial, potenciando os efeitos da lipossucção, definindo o ângulo mento cervical, restaurando o contorno oval da face e melhorando o resultado do lifting facial.
A mentoplastia pode realizar-se através da manipulação e reposicionamento ósseo, feito por incisão na gengiva, ou com a colocação de um implante sobre o contorno do osso, por uma incisão cutânea invisível atrás do mento.
A genioplastia óssea é um procedimento mais versátil do que a colocação de implante, uma vez que permite corrigir assimetrias, aumentar ou diminuir no sentido vertical ou horizontal. Tem resultados a longo prazo mais previsíveis, no entanto é mais laborioso e demorado.
O cirurgião facial descutirá as vantagens de cada opção relativamente a cada caso clínico.