A Articulação Temporomandibular permite movimentar o maxilar inferior, contribuindo para várias funções como a mastigação, a deglutição e a fala.
As duas ATM,s direita e esquerda, funcionam em conjunto e são estruturas muito complexas formadas por ossos , cartilagem, um disco fibroso (o menisco), membrana e líquido sinovial, cápsula e ligamentos, vasos e nervos.
Elas funcionam na dependência dos chamados músculos mastigadores.
Todas estas estruturas quando saudáveis, contribuem para uma função otimizada e livre de queixas.
Quando ocorre disfunção (alteração do funcionamento normal), podem surgir queixas como ruídos, dificuldade em abrir ou fechar a boca, dificuldade na mastigação, sensação de ouvido tapado e dor no local ou à distância.
O tratamento desta situação, que é multifatorial, consiste primariamente em reconhecer e evitar os fatores causais ou de manutenção das queixas, em medicação, fisioterapia e eventual uso de goteiras de relaxamento.
Quando indicado, recorre-se a técnicas minimamente invasivas de lavagem da articulação , podendo associar-se a instilação de substâncias para hidratação e lubrificação.
Em casos específicos e bem determinados, poderá estar indicada a cirurgia convencional, tendo sempre como objetivo principal, a melhoria das queixas referidas.
Outras patologias podem ocorrer, como a luxação, anquilose, quistos e tumores e manifestação de doenças reumatismais. O tratamento escolhido, muitas vezes cirúrgico, assenta na ponderação do tipo e gravidade da alteração e das queixas que produz.